Saúde e Bem-Estar

Tem falta de autoestima? Siga estes 8 passos e aprenda a gostar de si

2 Maio, 2021

Autoestima

Eleve a autoestima. O medo de falar e falta de confiança levam-nos, muitas vezes, a estagnar e a cair na armadilha do discurso negativo. É tempo de mudar.

A autoestima é uma das maiores fontes de energia que podemos ter para fazer acontecer. Ter confiança em nós mesmas e acreditar nas nossas capacidades leva-nos a andar de cabeça erguida e com força para vencer o que quer que nos proponhamos. É importante deixar de dar relevância aos nossos defeitos e imperfeições.

Como elevar a autoestima

Lista com qualidades

Faça uma lista onde escreve os seus pontos fortes e características positivas. Não se esqueça de incluir os elogios que os outros que lhe são próximos lhe fazem. Este exercício vai ajudar a que se lembre do que já conquistou na vida.

Agir

A falta de confiança e o medo de errar pode levá-la a não arriscar e a retrair-se perante algum desafio, seja a nível pessoal ou profissional. Tal pode levar a que estagne na sua vida. É importante agir e não cair na armadilha e ficar parada por receio de falhar.

Sem culpas

Se algo não correu como desejado no passado, o importante é olhar em frente, viver no presente e trabalhar no futuro. Deixe a culpa de lado, pois esta
é uma armadilha que a impede de mudar.

Veja o espelho como amigo

Reserve um momento do dia para encarar o espelho sem qualquer tipo de julgamentos sobre si mesma. Este exercício serve para se olhar e sorrir para si mesma. Elogie-se e, se ajudar, pegue na lista que fez no ponto anterior e diga-a em voz alta.

Trate-se bem

Um dos segredos de quem tem autoestima é tratar-se a si própria como deseja ser tratada pelos outros. Ou seja, naturalmente, nós mostramos aos outros traços da nossa personalidade que dizem a quem está ao nosso lado como nos podem tratar. Se nos colocarmos em posição de submissão, está a enviar sinais de que
a podem tratar dessa forma.

Atenção à linguagem

Cuidar da linguagem que usa é extremamente importante, porque algo dito muitas vezes torna-se real. Se tiver um discurso mais negativo, será isso mesmo que passará, tanto para si como para os outros. Em vez de repetir a si mesma que tem pouco valor, quebre essa linguagem e substitua-a por algo mais simpático que destaque o que há de positivo em si.

A postura correta

Se é tímida, frágil, se se sente impotente, isso vai refletir-se na sua postura ao nível físico. Tendo uma boa postura, reduz as dores nas costas, aumenta a sua qualidade de vida e, consequentemente, ajuda a mudar a sua forma de
pensar, sendo mais assertiva.

Fazer o que dá prazer

Invista naquilo que gosta de fazer. Atividades que lhe dão prazer, como ir ao ginásio, aprender a dançar, cantar ou tocar um instrumento musical, conseguem aumentar a sua segurança e proporcionam o convívio social, sendo uma boa desculpa para sair de casa, para se vestir melhor e se sentir feliz consigo mesma.

Leia mais
Sem filtros, Júlia Belard garante: “Foram precisos 32 anos para perceber o que é o amor próprio”

Texto: Ana Lúcia Sousa; Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 2 | 1