Saúde e Bem-Estar

Dieta em risco! Sete hábitos noturnos que podem boicotar a guerra contra a balança

11 Maio, 2021

Alguns hábitos noturnos podem estar a impedi-la de ter sucesso com a dieta. Tome nota dos sete vilões que estão a boicotar a sua na guerra contra a balança.

Alguns rituais e hábitos noturnos, muitos deles que até parecem inofensivos, podem arruinar a sua dieta. Se gosta de ler na cama ou não dispensa um edredão mesmo no verão, pode estar a engordar sem saber. Não são só os fatores genéticos, a má alimentação e o sedentarismo os responsáveis pelo sobrepeso da maioria da população portuguesa. Saiba porquê.

Hábitos noturnos que comprometem a dieta

JANTAR TARDE OU MUITO CEDO

À noite o metabolismo é mais lento. Pior ainda se ingerir alimentos muito
pesados e de difícil digestão pouco antes de ir para cama. Sem capacidade
para se livrar destas calorias extra, o organismo opta por acumulá-las
em forma de gordura.

Não deve comer demasiado tarde, mas também não deve jantar demasiado cedo. Se a sua última refeição tiver sido há mais de cinco horas, o corpo irá “implorar” por mais energia, não terá o sono reparador que é uma das chaves principais para o controlo de peso.

TECNOLOGIA NO QUARTO

Tem por hábito consultar as redes sociais antes de ir para cama? Gosta de ver uma série no tablet deitada no seu quarto? Está a fazer tudo errado. Os computadores e smartphones emitem uma luz azul que inibe a produção de melatonina, a hormona responsável por controlar o sono. Uma vez mais, está a prejudicar o seu descanso e este mau hábito irá refletir-se na balança.

LER NA CAMA

Ler é um excelente hábito e tem tendência para melhorar o sono. Mas se for uma leitora compulsiva, que não consegue dormir sem saber o final do livro, então tem um problema. Está a perder horas de sono e está a prejudicar a qualidade do descanso. Quem sofre é a sua linha.

INSTAFOOD

Se é fã de fotos de comida colocadas nas redes sociais e gosta de consultá-las à noite, é melhor ler o que se segue. Uma investigação publicada pela revista Brain and Cognition afirma que ver comida virtual incrementa a hormona da fome. Por isso, o mais provável é que corra para a dispensa para saborear um snack noturno carregado de açúcar antes de ir para a cama.

COMIDA A DOMICÍLIO

Por falta de tempo, é comum recorrer à entrega de alimentos ao domicílio. As pizas são o exemplo perfeito, mas com a chegada de várias empresas que fazem entregas ao domicílio, é hoje possível encomendar todo o tipo de alimento sem sair de casa. O problema é que este tipo de comida é demasiado calórica e temos tendência a comer tudo o que é entregue, mesmo que a porção seja exagerada.

BANHO MATINAL

Quem tem por hábito tomar banho de manhã, ao acordar, está a perder
uma boa oportunidade para perder peso. Isso porque tomar um duche antes de ir dormir, ajuda a baixar a temperatura corporal, relaxa e também acelera o
metabolismo.

NÃO DISPENSAR O EDREDÃO

Para dormir bem é necessário proporcionar um ambiente que ronde os 16 e os 20º C. Mas se não dispensa o edredão mesmo no verão, está a elevar a temperatura corporal de forma muito prejudicial, o que irá impedi-la de perder peso. Um estudo comparou dois grupos de pessoas. Um dormiu durante uma semana com um lençol, enquanto que outro utilizou sempre um edredão para se tapar. Só o primeiro grupo conseguiu perder peso.

Leia mais
Operação Biquíni: Os erros mais comuns nas dietas para alcançar a boa forma

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0