Moda e Beleza

Pele: Deve aplicar creme à noite? 12 perguntas e 12 respostas

26 Abril, 2021

pele beleza

Vive atormentada com o aparecimento das primeiras rugas e não sabe qual a ordem certa para aplicar os produtos no rosto? Tome note.

O envelhecimento cutâneo é um processo inevitável e natural, sendo comum ouvir dizer que as rugas da pele contam histórias de vida. No entanto, quanto mais tarde estas se fizerem notar, melhor.

Como é que isto se consegue? Seguindo uma rotina de cuidados diários com a pele, de forma a mantê-la cuidada e protegida de tudo o que contribua para o seu envelhecimento precoce. Seja na escolha dos produtos certos para o seu tipo de cútis ou deixando de lado hábitos como o stress ou o tabagismo. Helena Toda Brito, dermatologista, diz-lhe tudo o que deve saber sobre a sua pele em 12 respostas.

12 perguntas e 12 respostas sobre a sua pele

Quais os produtos que devemos usar no rosto aos 20, aos 40 e aos 50 anos?
Em todas as idades, os produtos essenciais a usar no rosto incluem um produto de limpeza, creme hidratante e protetor solar. Adicionalmente, podem ser aplicados outros produtos, conforme as necessidades da pele, nomeadamente tónico, sérum, água termal ou um produto de tratamento prescrito pelo dermatologista, nomeadamente em situações de acne, rosácea ou dermatite seborreica. Com o avançar da idade, as características e as necessidades da pele vão sofrendo alterações, requerendo um ajuste na rotina dos cuidados.

De um modo geral, na casa dos 20 deve privilegiar-se produtos sem óleo e não-comedogénicos (ou seja, que não provoquem obstrução dos poros), devido à maior produção de sebo (oleosidade natural da pele) e prevalência de acne nas idades mais jovens. Com o avançar da idade, a pele tende a produzir menor quantidade de sebo, necessitando de produtos com uma textura mais rica.

Nos 40 e 50, os sinais de envelhecimento, como rugas, manchas e flacidez, tornam-se mais evidentes, estando indicados produtos que contenham princípios ativos dirigidos a estas alterações, exemplo de retinoides, despigmentantes e péptidos.

Qual a ordem de aplicação de produtos?
Começa com a limpeza, seguida da aplicação de tónico (opcional), produto de tratamento ou medicamento (quando aplicável), sérum, creme hidratante e, por fim, o protetor solar durante o dia.

A pele deve respirar ou estar sempre com creme?
A aplicação de um creme adequado ao tipo de pele, na quantidade correta, não impede a pele de “respirar”. No entanto, o uso excessivo de produtos e/ou utilização de comedogénicos deve ser evitada, pelo risco de provocar obstrução dos poros, sobretudo nas peles oleosas e com tendência acneica.
A aplicação de creme hidratante ajuda a reter hidratação e, desta forma, desempenhar com maior eficácia a sua função de barreira protetora contra as agressões externas.

Usar produtos errados em idades avançadas acelera o envelhecimento?
Um produto errado não irá provocar o envelhecimento acelerado da pele, embora possa ser menos eficaz a atrasá-lo (se não contiver filtros solares ou ingredientes anti-idade eficazes), e possa tornar os sinais de envelhecimento mais evidentes. Um creme pouco hidratante, por exemplo, pode tornar as rugas mais visíveis numa pele seca.

O que provoca o envelhecimento precoce?
O envelhecimento acelerado da pele é provocado por fatores como a exposição solar, o tabaco, o stress, a poluição e a dieta desequilibrada, e não pela utilização de produtos errados.

Com que idade é preciso começar a usar um creme antirrugas?
A sua utilização deve ser iniciada quando surgirem os primeiros sinais de envelhecimento da pele, o que pode ocorrer em idades muito distintas, conforme a genética e os hábitos de vida.

Que cuidados devemos ter na zona dos olhos e do pescoço?
A pele da zona dos olhos é mais fina e delicada do que a do restante rosto, requerendo produtos mais suaves, que hidratem a pele, sem a irritar. A pele do pescoço é mais fina do que a do rosto e contém menos glândulas sebáceas, tendo a agravante de ser muitas vezes negligenciada na rotina de cuidados com a pele. É essencial reforçar a sua hidratação e protegê-la do sol, para evitar o seu envelhecimento acelerado.

É possível disfarçar as manchas com cremes?
É possível atenuar as manchas com cremes e séruns adequados, que contenham ingredientes despigmentantes eficazes, como ácido azelaico, ácido retinoico e ácido kógico. Tão importante quanto a aplicação de produtos despigmentantes é a utilização de cremes, contendo filtros solares durante o dia, de modo a evitar dano adicional à pele e o agravamento das manchas.

Os cremes diários com proteção solar são eficazes ou devemos usar protetor à parte?
Embora seja benéfico os cremes diários conterem filtros solares na sua composição, o nível de proteção conferido é inferior ao do protetor solar, sendo aconselhável usar um protetor solar à parte, sobretudo em situações de exposição solar mais prolongada.

O que é o sérum, quais os benefícios e como deve ser aplicado?
Os séruns são produtos com texturas leves e fluidas, que contêm elevadas concentrações de ingredientes ativos. Os seu benefícios dependem dos princípios ativos que contenham antioxidantes e ingredientes antienvelhecimento, devendo ser aplicados após a higiene e antes do creme hidratante.

E o tão falado ácido hialurónico, presente em cremes e máscaras, para que serve?
O ácido hialurónico é um excelente aliado na hidratação de todos os tipos de pele, incluindo as peles oleosas e acneicas, devido à sua capacidade de atrair e reter água na pele, sem causar obstrução dos poros.

Qual o segredo para ter uma pele jovem até mais tarde?
É ser consistente com a rotina, nunca descurando os cuidados básicos de higiene, hidratação e proteção solar, durante todo o ano. Adicionalmente, a adoção de um estilo de vida saudável, como uma alimentação cuidada, exercício físico, sono reparador e gestão do stress, também contribui para manter uma pele e aparência jovens por mais tempo.

Texto: Carla S. Rodrigues
Leia ainda: A lua também é uma aliada na beleza! Saiba quando deve cortar o seu cabelo

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top