Moda e Beleza

Corte de cabelo: 7 dicas para saber quando deve dar uma ‘tesourada’

6 Junho, 2021

David Xavier, cabeleireiro do Atelier Chiado Hair Salon e cronista do grupo Impala, explica de quanto em quanto tempo deve fazer um corte de cabelo

A crónica desta semana é sobre a importância do corte de cabelo e como conseguimos verificar se necessitamos ou não de o realizar. Por norma, e de forma geral, as pessoas tomam a decisão de cortar o cabelo por estas razões:

– Vontade deliberada de cortar para manter o corte;
– Desejo de transformação de visual;
– Necessidades capilares que podem ser resolvidas com um corte.

Sobre os primeiros pontos, estes estão reservados aos gostos pessoais e às escolhas de estilo de vida de cada um, contudo, o último ponto envolve mais do que “vaidade” inerente nestes dois itens, na verdade, pode estar em causa a saúde dos cabelos.

Corte de cabelo certo e os cuidados necessários

Por isso mesmo, elaborei um conjunto de dicas que podem ajudá-la a descobrir se está a precisar de cortar o cabelo.

Cabelo dito ‘normal’ e curto

Quem tem cabelo curto, tem de estar mentalizado que terá de retocar o corte a cada quatro a seis semanas. Tudo depende da rapidez de crescimento do cabelo. Um corte de cabelo curto pode rapidamente perder a forma e o volume. Por norma, os homens, neste aspeto, estão mais habituados a estas retificações de corte.

Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Diamond que é ótima para manter a luminosidade do cabelo como se fosse um diamante e com um efeito de longa duração.

Cabelo dito ‘normal’ e acima dos ombros

Quando os seus cabelos são considerados como ‘normais’, ou seja, vigorosos, cintilantes e sedosos, o único fator que irá ter importância na frequência com que o corta é o estilo do cabelo, ou seja, o tipo de corte que quer que o profissional de cabelo lhe realize.

Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Diamond que é ótima para manter a luminosidade do cabelo como se fosse um diamante e com um efeito de longa duração.

Cabelo dito ‘normal’ e médio a longo

Quando o corte de cabelo está definido abaixo da linha ombro, aconselho a que o corte de dois em dois meses. Este ritual ajuda a manter a estrutura do corte de cabelo e preservar o cabelo em excelentes condições. Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Diamond que é ótima para manter a luminosidade do cabelo como se fosse um diamante e com um efeito de longa duração. Os cabelos muito longos apenas, necessitam apenas que as extremidades (pontas) sejam de quatro em quatro meses.

Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Diamond que é ótima para manter a luminosidade do cabelo como se fosse um diamante e com um efeito de longa duração. Se tiver cabelo escadeado (escalado como se diz a Norte) ou fino, as pontas são propensas a danos. Assim, aposte num corte de três em três meses para evitar a formação de pontas espigadas. Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Smooth que é ótima para cabelos rebeldes já que lava delicadamente suavizando a fibra capilar, para um liso sem crespo.

A deixar o cabelo crescer

Mesmo que esteja a deixar crescer o cabelo, não deve deixar de acertar o corte com alguma frequência. Na minha opinião, é importante que corte o cabelo seja feito pelo menos de quatro em quatro meses para sejam retiradas as pontas espigadas. As pontas espigadas – que surgem pela falta de corte – podem aumentar e danificar todo o cabelo, não deixando, muitas vezes, outra alternativa senão ter de cortar o cabelo de forma curta.

Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Scalp que é o meu ´segredo´ para ter cabelos fortes e vibrantes, já que ajuda a restabelecer o equilíbrio desde a raiz. Aconselho também o uso do óleo Alfaparf Milano Semi Di Lino Sublime Cristais Líquidos para colocar duas ou três gotas após a secagem do cabelo. Por último, se for hábito usar ferramentas térmicas, aplica antes do seu manuseamento, o protetor térmico Alfaparf Milano Style Stories Thermal Protector.

Cabelo sem vida e quebradiço

O cabelo sem vida carateriza-se por não ter brilho, ser áspero e que quebra correntemente quando é penteado. Se isso acontece, deve acertar as pontas para remover as pontas espigadas (podem ser essas a causa da quebra) ou até mesmo optar por um corte mais radical (tamanho médio) para que se possa ter uma base de cabelo nova e mais forte.

Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Reconstruction que finaliza o processo de reconstrução selando as cutículas, criando uma barreira protetora eficaz em torno da fibra capilar, diminuindo assim a quebra.

Caracóis sem flexibilidade

Os caracóis do cabelo às vezes são maçadores. Uns ficam sem volume qualquer tipo de volume e outros chegam mesmo a ficar lisos ao longo do dia. Aliado a bons produtos de cuidado capilar em casa está o corte já que um bom corte pode acabar com esses efeitos indesejados.

Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Curls que define, hidrata e controla os cabelos com caracóis e estes adquirem definição e maciez.

Corte para voltar à cor natural do cabelo

Para além de eliminar a coloração, deve apostar em cortar as pontas do cabelo à medida que ele cresce. Assim, de mês a mês ou de dois em dois vezes, deve cortar as pontas (o cabelo cresce cerca de um centímetro por mês). Em casa, aconselho a utilização da linha Alfaparf Milano Semi Di Lino Diamond que é ótima para manter a luminosidade do cabelo como se fosse um diamante e com um efeito de longa duração.

Texto: David Xavier – @davidxavier.hairpro

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0

 
Top