Família e Carreira

Está à procura de emprego? Saiba como um sorriso pode garantir-lhe o lugar na empresa

22 Maio, 2021

Apesar do uso das máscaras tornar uma entrevista de emprego menos intimista, saiba que o sorriso pode ajudá-la a conquistar um lugar numa empresa.

Se está à procura de emprego, este artigo é para si. Hoje em dia vivemos com o nosso sorriso tapado, por causa do uso generalizado da máscara. Atualmente, muitas entrevistas de emprego acontecem através de videochamadas, onde podemos estar sem este acessório. Aí, apesar da distância física, o nosso sorriso passa a ser importante, tal como se de um passaporte se tratasse.

É que, por vezes, esquecemo-nos de que as conquistas no campo profissional se devem a um conjunto de fatores que vão para além, claro, do talento. O nosso aspeto físico e algumas características do nosso rosto também ajudam a criar uma ligação profissional, para o bem e para o mal.

Afinal de contas, todas sabemos que a imagem conta, sim, e o que ela diz de nós pode ser fundamental para sermos escolhidos para determinado trabalho. Sem que se possa imaginar, um simples sorriso pode ser a arma para conseguir dar um passo à frente ou chegar mais perto daquele lugar que deseja ocupar e para o qual tem trabalhado com afinco. Conheça aqui de que forma o seu sorriso pode ser essencial para o sucesso profissional.

Sorriso versus emprego

Abre portas a novas oportunidades
O hábito de sorrir abre portas a novas oportunidades, desde o primeiro contacto com uma empresa. Há vários estudos que indicam que quem sorri tem mais hipóteses de conquistar uma vaga de trabalho e, conquistada essa oportunidade, de se integrar e evoluir na própria empresa ao longo de todo o percurso profissional.

Estimula o cérebro
Um simples sorriso é responsável por libertar endorfinas, uma substância química associada ao bem-estar, que provoca uma sensação positiva e um elevado grau de disposição. Uma pessoa que esteja mais bem–disposta será mais produtiva, focada e tende a conseguir gerar resultados e novas soluções com maior facilidade.

É contagiante
Além de facilitar a comunicação, um sorriso é contagiante. Quando sorrimos para alguém, a tendência é que a outra pessoa sorria de volta e é esse exercício que, aplicado ao contexto laboral, permite um ambiente mais familiar e unido numa equipa de trabalho.

Atrai pessoas
O sorriso é um dos principais criadores de simpatia e empatia e é esse lado humano que, muitas vezes, a par com uma série de competências, faz a diferença entre ser-se um profissional bem-sucedido e bem relacionado ou apenas mais um no meio de tantos.

Aumenta a autoconfiança
Quando sorrimos, transmitimos confiança em nós, naquilo que dizemos, no que apresentamos e defendemos a nível profissional. É essa autoconfiança que permite enfrentar novos desafios, resolver conflitos e cumprir os objetivos definidos.

Saúde oral
Embora as competências preencham praticamente a totalidade dos interesses
e preocupações de uma empresa, não há como desassociar um currículo ao aspeto físico. O sorriso é, possivelmente, uma das características que mais sobressaem e, por isso, é importante não descurar a saúde oral. Não basta ser bonito, é preciso ser saudável.

Leia mais
Histórias Inspiradoras: Emigrar por amor à família deixando um emprego e muita saudade

Texto: Catarina Martins; Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top